CURRÍCULO

Rosane Borges

Jornalista, professora colaboradora do “Colabor da Escola de Comunicações e Artes” da Universidade de São Paulo (USP). É Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP 2008). Integra o grupo de estudo “Estética e Vanguarda”, do Centro de Rádio de Televisão da ECA. Participa do grupo acadêmico “Teorias e Militâncias Feministas”. É articulista da Revista Carta Capital e do blog da Editora Boitempo, escreve regularmente nos portal de notícia “Jornalistas Livres”. Integra a Comissão de “Jornalistas pela Igualdade Racial” (Cojira-SP). Possui diversos livros publicados, entre eles: “Esboços de um tempo presente (2016)”, “Mídia e Racismo (2012)”; “Jornal: da forma ao discurso (2002)”, “ Rádio: a arte de falar e ouvir (2003)”, “Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004)”.

Ex-coordenadora nacional do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) da Fundação Palmares, órgão do Ministério da Cultura (2013). Coordenou projeto de Educação em Direitos Humanos do Ceaslas (Centro de Ensino e Assistência Social La Salle).
Foi assessora de projetos da Congregação Scalabriniana (direitos humanos dos imigrantes), trabalhou na área de Comunicação e Tecnologia do Instituto Geledés, coordenou o programa de Comunicação do Instituto kuanza. Integrou o grupo de professores do Curso de Especialização “Cultura e meios de comunicação: uma abordagem teórico-prática” do Sepac (Serviço à Pastoral da Comunicação) da Congregação Paulinas em convênio com a PUC-SP (2001-2006) com as disciplinas na área de Administração e Produção Editorial. Possui experiência docente e prática no campo das Teorias da Comunicação, Filosofia da Comunicação, da Produção Jornalística e Multimídia.

Atua na área dos Imaginários, Imaginários Tecnológicos, Audiovisualidades e Representações. A partir da Comunicação, vincula-se ao campo das pesquisas sobre Raça, Gênero e Problemas Brasileiros. Integrou o comitê editorial de selos de editoras (Imprensa Oficial) e da revista Caligrama (USP). Integrou ainda o Conselho Nacional de “Promoção de Políticas da Igualdade Racial” (CNPIR) da Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial 2012-2014).

× Precisa de ajuda?