CURRÍCULO

Adriano José Hertzog Vieira

Educador, autor de livros, formador de professores, gestor de projetos de extensão no âmbito da educação superior, assessor de instituições e redes de educação com foco na reformulação dos currículos e planejamento escolar. Membro de grupos de pesquisa, autor de livros, capítulos e artigos em periódicos. Palestrante e conferencista (nacional e internacional) de temas relacionados à Educação Contemporânea, currículo, formação docente, Pensamento Complexo e Transdisciplinaridade.

Doutor e Mestre em Educação, Bacharel e licenciado em Filosofia e licenciado em Pastoral Catequética. Formação em Psicanálise Clínica e Orientação Vocacional.
Docência: desde 2003 me dedico à formação de professores de Educação Superior na Universidade Católica de Brasília (UCB) e nos cursos de Pedagogia, Normal Superior, PROFORM e Filosofia.
Assessorias e palestras: sou experiente no atendimento às instituições e redes de educação com foco nas reformulações curriculares, formação de professores e planejamento escolar. Sou palestrante em âmbito nacional e internacional de temas relacionados à Educação Contemporânea, currículo, formação docente, Pensamento Complexo e Transdisciplinaridade.
Gestão: tenho experiência na gestão da Educação Básica. Fui supervisor pedagógico, vice-diretor e assessor. Gestor de Projetos de extensão, Diretor do Curso de Pedagogia, Diretor de Programas de Pastoral e Diretor de Programas Comunitários.
Pesquisa: fiz parte do Comitê Assessor de Extensão, da Comissão Própria de Avaliação, do Conselho Consultivo da Reitoria, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e de várias comissões e grupos de trabalho. Participei do grupo de pesquisa “O Estudo e Ensino da Filosofia à Luz da Teoria das Representações Sociais”. Sou membro do grupo de pesquisa “Ecologia dos Saberes, Docência e Transdisciplinaridade” .
Autoria: Escrevi o livro “Eixos Significantes: Ensaios de Um Currículo da Esperança na Escola Contemporânea” (Brasília: Universa, 2008) e fui organizador (com Maria Cândida Moraes e Juan Miguel Batalloso) do livro “A Esperança da Pedagogia: Paulo Freire Consciência e Compromisso” (Brasília: Liber Livro, 2012). Artigos, periódicos e capítulos de livros.

O que eu faço na CORE?

Sou mentor.

Como posso reinventar na CORE, a partir de minha experiência?

Inspirando e validando a metodologia CORE dentro de uma expertise que considere o meu legado, as minhas publicações e os desdobramentos decorrentes de experiências transformadoras ao redor do mundo.

× Precisa de ajuda?