Duas horas em contato com a natureza melhoram a saúde, diz estudo

Julho 6, 2019
Julho 6, 2019 Core

Investir pelo menos duas horas por semana na natureza pode ser crucial para promover saúde e bem-estar, de acordo com um novo estudo.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Exeter e financiada pelo Instituto Nacional para Pesquisa em Saúde no Reino Unido descobriu que pessoas que passam pelo menos 120 minutos por semana visitando locais naturais, como parques, bosques ou praias, são significativamente mais propensas a ter boa saúde e maior bem-estar psicológico do que aqueles que não estão cercados de natureza. Nenhum desses benefícios foi encontrado para pessoas que visitaram a natureza por menos de 120 minutos por semana.

O estudo usou dados de quase 20 mil pessoas na Inglaterra e descobriu que não importava se os 120 minutos foram alcançados em uma única visita ou em várias visitas mais curtas. Também foi observado o limiar de 120 minutos aplicado a adultos, velhos, crianças, diferentes grupos sociais e econômicos, que vivem em áreas ricas ou pobres.

Dr. Mat White, que liderou a pesquisa na Universidade de Exeter Medical School, disse: “É bem sabido que ficar ao ar livre na natureza pode ser bom para a saúde e bem-estar das pessoas, mas até agora não conseguiamos dizer quanto tempo”.

Os dados para a pesquisa atual vieram da Natural England’s Monitor of Engagement com a Natural Environment Survey, o maior estudo do mundo de coleta de dados sobre o contato das pessoas com o mundo natural. Há evidências crescentes de que simplesmente morar em um bairro mais verde pode ser bom para a saúde.

Nem todo mundo tem o benefício de viver perto de paisagens silvestres ou parques que eles possam visitar todos os dias.  No entanto, é possível obter os mesmos benefícios, fazendo uma longa caminhada um dia ou visitando uma área de lazer no fim de semana.

Nooshin Razani, um pediatra do Hospital Infantil U.C. S.F. Benioff, em Oakland, Califórnia, adotou o hábito de prescrever tempo ao ar livre para seus pacientes de baixa renda.  Ele frequentemente organiza passeios em grupo para áreas recreativas nas proximidades, no East Bay Regional Park District.

“Quando você vai a um parque com sua família, muitas coisas positivas acontecem”, disse Razani.  “As crianças brincam e e se ativam fisicamente.  Eles podem socializar e liberar o estresse “.  Os adultos experimentam os mesmos benefícios, acrescentou.

Co-autor da pesquisa, o professor Terry Hartig, da Universidade de Uppsala, na Suécia, disse: “Existem muitas razões pelas quais o tempo na natureza pode ser bom para a saúde e bem-estar, incluindo a redução do estresse e aproveitando o tempo com qualidade, juntamente com amigos e familiares”.

Com informações de Science Daily   e do jornal The New York Times.

, , ,
× Precisa de ajuda?