Educação do RS lança 1º concurso de Aplicativos e Games para escolas públicas estaduais

Julho 5, 2019
Posted in Notícias
Julho 5, 2019 Marcia Ameriot

Até o dia 12 de julho estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Aplicativos e Games   promovido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), do Rio Grande do Sul.

A proposta pedagógica busca promover o empreendedorismo e o protagonismo dos jovens a partir de conceitos da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e quer incentivar professores e estudantes a criar novas ferramentas tecnológicas conectadas às necessidades da sociedade. Interessados podem se inscrever diretamente aqui ou por meio do site  que contém todas as orientações.

As equipes, que devem ser formadas por até quatro integrantes (sendo um professor, ou diretor, e dois ou três alunos), serão incentivadas a desenvolver produtos que abordem temas como limpeza das ruas e calçadas dos bairros; preservação das praças, parques e monumentos dos bairros; acessibilidade na escola; incentivo à frequência e ao desempenho escolar e alimentação saudável.

A assessora do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Seduc, Ana Elisabeth Agostini, orienta que os participantes prestem atenção ao regulamento para cumprirem todas as etapas de construção do projeto. “No decorrer do processo, diversas plataformas virtuais serão disponibilizadas para orientar as equipes. Portanto, é fundamental que os participantes estejam cientes dos critérios”, explica.

Premiação

As 10 escolas classificadas receberão uma premiação no valor de R$ 3 mil, medalhas e uma viagem de três dias para participar do 2º Festival Steam Seduc RS, em Porto Alegre, entre os dias 10 e 12 de setembro.  O recurso irá ser enviado para as instituições via autonomia financeira e deverá ser destinado para compra de equipamentos ou Kits de ferramentas para o Espaço Maker.

O que é Steam?

O termo Steam é um acrônimo que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (Science, Technology, Engineering, art and Math)”, um conjunto de conhecimentos técnicos essenciais para que os estudantes se preparem para uma boa posição no mercado de trabalho do século 21. O acréscimo do “A” significa sensibilidade para humanizar as práticas.

Além da parte técnica, a metodologia Steam permite aprender e desenvolver características como a imaginação, criatividade, pensamento crítico, adaptabilidade, colaboração, comunicação, estrutura emocional e social, habilidades culturais e sociais.

, , , , , ,

Marcia Ameriot

Bacharel em Comunicação pela PUC - SP e jornalista.Há mais de 30 anos atua no Terceiro Setor, tendo dirigido grandes fundaçōes. Desenvolveu sua carreira em Comunicação em veículos de comunicação como Folha da Tarde, Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Especialista em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela FGV - SP, é Reinventora CORE e Diretora de Comunicação da Associação.
× Precisa de ajuda?