O yoga como estilo de vida

Julho 4, 2019 Core

“Yoga é um sistema de educação integral, que não envolve apenas o corpo, a mente e o intelecto, mas também o espírito interior”.

Todas as literaturas as quais tive acesso sobre yoga me ensinaram que o significado da palavra em sânscrito é unir, integrar corpo , mente e espírito. Entretanto, entender o yoga como um sistema de educação é compreender que ele traz mudanças profundas em nosso organismo, é saber do poder de transformar que a prática constante e consciente é capaz de gerar.
Se queremos preparar o cidadão de amanhã, a sociedade de amanhã é preciso começar pela educação por isso a necessidade de iniciar desde de a tenra idade. Os saberes fundamentais vindos do yoga podem ser úteis nesse momento de transição.
À receptividade precede o conhecimento: é preciso estar receptivo para depois conhecer, compreender. Neste sentido,  o yoga auxilia na abertura da mente, na criatividade, no equilíbrio, na saúde e isso se reflete nas relações consigo mesmo e com o mundo.
A forma tradicional de yoga – Hatha Yoga, oferece uma harmonização ampla e profunda dos níveis físico, emocional, mental e espiritual, visando à conscientização da espiritualidade interior.
Ela oferece vários benefícios para a saúde física, alívio de stress, maior vitalidade, equilíbrio emocional, concentração, harmonia interior e desenvolvimento pessoal e espiritual.

Para que isso ocorra a prática é baseada em pilares importantes:

  • Mantras: o mantra é a repetição de palavras para alcançar a paz e reflexão. Cada mantra possui um significado e sua vibração tem o objetivo de lembrar algo significativo para quem está repetindo. As aulas incluem versos e mantras originais em sânscrito.
  • Pawanmuktasanas: de pawan: vento ou prana; mukta: liberar; asanas: posturas. Séries de movimentos feitas antes dos asanas principais, com o objetivo de alongar os tendões e músculos, desbloquear as articulações, permitindo a livre circulação da energia que nelas permanecia estagnada. Como consequência, melhora a função das articulações enrijecidas, vitaliza os órgãos internos e prepara o corpo para as posturas mais avançadas.
  • Asanas: posturas corporais privilegiando força, alongamento, equilíbrio, torção, inversão, flexão lateral, anterior e posterior com ênfase especial no controle da energia sutil, preparando o praticante para concentração e meditação.
  • Pranayamas: práticas que visam o controle da respiração. Os pranayamas purificam física e energeticamente o nosso corpo, melhorando a nossa saúde e proporcionando a elevação do estado de consciência, preparando o praticante para a meditação.
  • Relaxamento: sendo o ser humano uma unidade psico-física, o relaxamento corporal ajuda a serenar a mente e interiorizar os sentidos, contribui para a assimilação mais profunda do efeito das posturas e evita o acúmulo de ácido lático, prevenindo o aparecimento de dores musculares.
  • Concentração e meditação: práticas destinadas a melhorar a percepção da consciência interior, trazendo muitos benefícios: aumento da capacidade de memória, concentração em áreas como trabalho e leitura, melhora da habilidade de suportar situações tensas, aumento da autoconfiança, serenidade, clareza nos pensamentos, desenvolvimento de seus potenciais e evolução espiritual.

“Cada centímetro do corpo deve ser tomado pelo asana, desde o peito, os braços e as pernas até a ponta dos dedos dos pés e das mãos, para que ele irradie do centro do corpo e ocupe todo o diâmetro e a circunferência dos seus membros. Você deve sentir a inteligência, a percepção e a consciência em cada centímetro do corpo.” B. K. S. Iyengar.

Foi assim que eu concebi o yoga em minha vida e recebi benefícios incríveis: curei dores físicas e emocionais, mudei meu corpo por dentro e por fora, transformei minha mente, me reconheci enquanto qualidades e defeitos, assim pude me melhorar a cada dia. Que bom seria se o mundo se renderesse ao yoga.

 

Celiah Ameriot – Professora de Hatha Yoga, Instrutora de Meditação e Respiração 3 Cs , Coach de Vida para Mulheres, Thetahealer, estudiosa da Física Quântica e Reinventora CORE.

 

, , , , , ,
× Precisa de ajuda?