Fevereiro 27, 2019 Sergio Camaru

O significado de autonomia ora é confundido com liberdade, ora com independência. E o perigo é que se confunda com ausência do outro, com isolamento. Este perigo poderia produzir um desastre para as relações em comunidade.
Acerca da tentativa de definição do que seja autonomia, convém observar a proposta do educador português, José Pacheco (1951 -), erradicado no Brasil há mais de uma década, admirador e estudioso de educadores brasileiros. Este educador insiste em afirmar que o Brasil deve valorizar todo o seu patrimônio de pesquisadores em educação. Deve ainda colocar as teorias em prática e se indignar com o atual estado das coisas, sobretudo em educação pública. Sobre autonomia, propõe que:

“não é um conceito isolado, nem se define em referência ao seu oposto – define-se na contraditória complementariedade com a dependência, no quadro de uma relação social aberta. […] autonomia é o primeiro elemento da compreensão do significado de “sujeito” como complexidade individual” (PACHECO, 2012, p.11).

E você? Está indignado com o que? O que tem feito sobre isso? Com quem tem contado?

Sergio Gomes Camarú – Engenheiro da computação e matemático, especializando-se em computação aplicada à educação. Fomenta práticas de educação matemática para a equidade, inclusão e ludicidade. Reinventor CORE.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *