Inglês na Quebrada promove intercâmbio cultural na zona sul de São Paulo

Julho 23, 2018
Posted in Notícias
Julho 23, 2018 Core

O curso Inglês Na Quebrada retoma suas atividades no segundo semestre de 2018 abrindo 40 vagas para formação de 4 novas turmas com 10 alunos cada. As aulas do segundo módulo do curso que tem duração de 5 meses serão realizadas no Centro de Mídia M’Boi Mirim, localizado no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo.

O curso de inglês surgiu por meio de uma parceria com o coletivo de comunicação Desenrola E Não Me Enrola com o professor e rapper norte-americano Jordan Fields. A iniciativa utiliza uma metodologia pedagógica que envolve questões políticas, sociais e culturais das periferias norte americanas, para aproximar os participantes do idioma de forma mais natural e engajada.

 

Idiomas através da cultura

Há dois anos morando no Brasil, o rapper conta que aprendeu português por meio da música brasileira. “Eu aprendi falar português cantando o rap brasileiro e eu acredito que as pessoas também podem aprender o inglês cantando e conhecendo mais da música negra americana e outras questões que estão presente no seu dia dia.”

Para complementar a renda, ele dá aulas particulares do idioma norte americano para colaboradores de empresas localizadas na região central de São Paulo.

“Eu já trabalho dando aulas particulares, mas eu sinto a necessidade de levar o curso para a periferia, porque quero compartilhar esse conhecimento com as pessoas de onde eu moro”, afirma ele, que reside no Jardim das Irene, região do Capão Redondo, na zona sul de São Paulo.

O rapper ressalta que outra maneira de participar do Inglês na Quebrada é aderindo a campanha de financiamento coletivo do Centro de Mídia M´Boi Mirim, que visa manter o espaço gerido pelo coletivo Desenrola E Não Me Enrola em atividade durante o ano de 2019.

“Uma das recompensar da campanha é uma vivência que eu apresento o processo de construção do Inglês Na Quebrada, destacando a sua relação com a música hip hop, como processo de aprendizado entre a língua portuguesa e o inglês. Eu quero muito apresentar isso para as pessoas, para mostrar que é possível promover novos formatos de troca de conhecimento por meio da cultura.”

 

Intercâmbio cultural na periferia

Após viajar pelo Panamá, Costa rica e Porto Rico, o rapper chegou em 2016 ao Brasil já conhecendo a cultura e língua portuguesa por meio do hip hop. Hoje, no curso Inglês Na Quebrada, ele mobiliza os alunos para conhecer um pouco mais da cultura americana por meio de vivências com artistas e ativistas afro-americanos que ele conheceu ao longo da sua trajetória pela América.

“É extremamente importante promover esse intercâmbio com os alunos, pois eles precisam entender o contexto social primeiro, para depois conhecer a língua americana. Isso facilita muito no processo de aprendizado gramatical e também de conversão, pois as palavras e expressões se tornam mais próximas da realidade deles e isso impacta diretamente na forma de encarar o desafio de aprender o idioma”, finaliza.

Assista o teaser da 4º temporada do Curso Inglês Na Quebrada: 

https://www.facebook.com/desenrolaenaomenrola/videos/1008648392625558/

Saiba mais e apoie para que o projeto continue existindo em: http://juntos.com.vc/pt/centrodemidia2019

 

>> Matéria relacionada: Yes, nos acolhemos imigrantes – Veja como essa escola pública está ajudando estudantes imigrantes a ensinar espanhol para seus colegas brasileiros.

, , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *