CORE leva metodologias ativas e autoconhecimento à EE Jacyra Moya

CORE leva metodologias ativas e autoconhecimento à EE Jacyra Moya

O mês de junho tem sido intenso para a Comunidade Reinventando a Educação, principalmente em nossa parceria com a EE  Profa. Jacyra Moya Martins Carvalho.

No último sábado, dia 23 de maio, nosso Conselheiro Preston Souza esteve na escola para uma oficina sobre Metodologias Ativas. Preston, além de professor de alemão, é coach e professor de uma das mais renomadas escolas particulares de São Paulo.

Por quase 4 horas, o educador discorreu sobre a necessidade de se renovar a educação, apresentando as Metodologias Ativas como uma resposta aos desafios da educação do século 21.

 

O que são Metodologias Ativas?

As Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores.

“São muito importantes porque tiram o aluno do papel passivo e faz dele protagonista de sua aprendizagem”, explica Preston. "Também o professor é levado a repensar sua prática nesse processo", completou.

Para a educadora, Lúcia Barbosa, o mais importante do trabalho por projetos com metodologias ativas é fomentar no aluno a autonomia e o sentido de pertencimento à comunidade, a relevância social por ensiná-lo a trabalhar em equipe.

O educador fez questão de trabalhar com dinâmicas que conduziram à reflexão pessoal. O professor é um agente de transformação do aluno, e isso deve ser reconhecido pelo poder público, pelas famílias, pela sociedade em geral.

Para Lúcia,  a oficina levou às educadoras o exercício do autoconhecimento: “Mergulhar em nós mesmos requer coragem. E penso ser uma  ação imprescindível  para obtermos qualidade em todas as nossas relações!”

Preston ainda mencionou a importância de ações como as da CORE que possibilitam à escola pública ter acesso a esse conteúdo.

 

Gratidão das professoras

As educadoras terminaram a oficina agradecidas pelo dia e pela experiência:

“O trabalho de hoje nos fez voltarmos para nós mesmos, desafiando-nos ao autoconhecimento como forma de transformação!! Foi mais um momento para fortalecer nossos propósitos”, comentou uma das educadoras, Cida Araújo.

“A CORE tem contribuído muito para nossa formação pessoal e profissional, trazendo profissionais,  muito competentes e humanos nos fazendo lembrar que antes de sermos profissionais somos indivíduos”, completou Lúcia.

 

No Comments

Post a Reply

WhatsApp chat