A quem você faria uma gentileza hoje?

A quem você faria uma gentileza hoje?

Que bom poder comemorar o dia da gentileza! Com tantas datas comerciais, que incentivam a gente a comprar algo para alguém, é bom saber que, neste dia específico, a gente pode e deve estar atento à forma de agir com o outro!

Lógico que nós sabemos que deveríamos ser gentis todos os dias, porém, a vida tem nos mostrado que a gentileza fica escondida no fundo da gente. Então,que tal escolher alguém, de preferência que você não conheça, e fazer uma gentileza?

Podemos pensar em:

dar a passagem para alguém no trânsito

parar quando um pedestre decidir atravessar  arua

pegar um papel no chão e colocar no cesto de lixo mais próximo

sorrir quando cruzar com alguém na escada rolante do metrô

devolver para a prateleira  certa do mercado o produto que decidiu não levar mais para casa

recolher uma peça de roupa do chão na loja de departamentos

Enfim ... são tantas as oportunidades que temos de ser gentis, por que desperdiçar?

Não sinta vergonha quando te olharem com aquele olhar desconfiado, lembre-se de que precisamos cultivar o cuidado e, talvez, seja difícil aceitarem, no início, mas, no fundo, vão gostar! E quem sabe até se inspirarem a realizar uma gentileza também.

Quando vi aquele cartaz colorido, pela primeira vez, achei sensacional! Mas, não podemos apenas transformar o gesto em slogan, em adesivos... isto é pouco!

Precisamos acreditar que todos juntos podemos sim fazer um mundo melhor, mais gentil, mais cuidadoso uns com os outros e com o planeta.

Um pesquisador fez um experimento com crianças bem pequenas com até 2 anos. Ele criou situações que precisava de ajuda e os “bebês” não hesitavam:corriam para ajudar quando ele derrubava objetos, abriam portas para ele passar. Era lindo de ver! Mas o melhor foi poder constatar que a gentileza é natural do humano!

Não deixe passar, aproveite este dia festivo de encontro com o melhor de cada um de nós! Amplie a lista que eu propus e,  com certeza, o dia ficaráainda mais azul!

Afinal,

Gentileza gera gentileza!

Claudia Siqueira

É diretora do Instituto Sidarta, responsável pela gestão de projetos socioeducativos, publicações científicas, formação de educadores e articulações entre políticas públicas e iniciativas privadas e colabora com a CORE – Comunidade Reinventando a Educação.

No Comments

Post a Reply

WhatsApp chat